Blog Post

A Fisioterapia na Prevenção de Lesões no Desporto

fortiusclinic 1 Janeiro 0 Comments

O desporto é considerado benéfico na promoção da saúde e do bem-estar. No entanto, nem tudo é tão linear dado que a ocorrência de lesões, é talvez uma das consequências mais negativas.

Com o intuito de promover o melhor bem-estar dos atletas, começaram a ser constituídas Equipas Multidisciplinares (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, etc.) possibilitando que um grande número de pessoas tenha acesso a um acompanhamento mais adequado de modo a prevenir lesões e proporcionar uma boa assistência e cuidados de saúde.

O fisioterapeuta é um profissional de saúde que atua na prevenção e reabilitação de indivíduos portadores de doença ou que tenham sofrido algum tipo de lesão física, com formação específica para administrar tratamentos para diminuir a dor, o edema e promover a cicatrização tecidular. Analisa  atributos físicos como a força, mobilidade articular, coordenação, entre outros, a fim de orientar os pacientes em programas individualizados de reabilitação. Poderá ajudar o treinador na avaliação das componentes da condição física do atleta (força, flexibilidade e coordenação); auxilia no condicionamento e indica técnicas adequadas de exercício. O fisioterapeuta desportivo analisa biomecanicamente o gesto e orienta [o atleta] de forma a otimizar o gesto. Através das avaliações posturais e ósteo-musculo-ligamentares orienta o atleta e técnico no que diz respeito à prevenção de lesões, realiza procedimentos terapêuticos e de fisioterapia preventiva, acompanhando-o em caso de lesão e auxiliando o médico no processo de liberar ou vetar o regresso à prática desportiva.

Um dos campos de intervenção da Medicina Desportiva é a prevenção de lesões que se divide em quatro níveis.

As vantagens do treino proprioceptivo podem ser preventivas e/ou curativas. A propriocepção é a entrada de informações referentes à perceção sensorial de posicionamento de um segmento corporal em relação ao espaço.

As ligaduras funcionais têm um papel fundamental na prevenção de lesões com o objetivo de limitar a execução de determinados movimentos em amplitudes articulares extremas.

A postura durante a atividade física e a qualidade de execução do gesto técnico são cruciais para que não surjam dores, lesões e seja evitada a fadiga.

Apesar da prevenção ser o tratamento mais eficaz, nem sempre é suficiente sendo, a atuação precoce fundamental. Por vezes, lesões de pouca gravidade, quando não respeitadas, podem agravar-se podendo comprometer a continuação de uma carreira desportiva.

Na Fortius Clinic dispomos de uma equipa multidisciplinar musculoesquelética, disposta a fazer a sua análise corporal, acompanhando cada atleta de forma personalizada.

 

Paulo Correia

Fisioterapeuta | Pós-graduado em Reabilitação e Fisioterapia Desportiva | Licenciado em Motricidade Humana | Master em Posturologia e Osteopatia

Equipa Fortius Ortopedia e Medicina Desportiva



Conheça o nosso corpo clínico