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E agora? Como perder a barriga que aumentou na época natalícia?

fortiusclinic 26 Dezembro 0 Comments

Dicas da Nutricionista e Nutricoach da Fortius Clinic.

São várias as pessoas que recorrem ao nutricionista nesta altura do ano. Umas porque já tinham iniciado um plano alimentar anteriormente e outras, de uma forma mais ansiosa, procuram solução para os centímetros extra que sentem na barriga e para aqueles quilinhos a mais da balança. A roupa teima em ficar mais apertada e comprar roupa mais larga não será com certeza uma solução, apenas uma forma de adiar o inevitável.
Como nutricionista, fico perplexa com a quantidade de tratamentos, medicamentos e dietas milagrosas que surgem em Janeiro, apenas para iludir aquele que não se questiona em manter resultados a longo prazo. Assim, resolvi deixar umas dicas neste pequeno texto para que, no conforto do seu lar, as possa colocar em prática e adquirir as suas formas de volta.
Sabia que ao perder peso poderá estar a ficar mais flácido ou a envelhecer precocemente? Sabia que perder peso e reduzir de volume corporal são coisas completamente distintas? Pois é, ao perder peso de forma rápida poderá estar a reduzir massa muscular e não gordura. Por isso, focar a sua alimentação na diminuição gordura será muito mais saudável e duradouro, uma vez que não terá tendência a voltar a ganhar o peso perdido. É a diferença que se nota quando uma pessoa reduz 6 a 7 kg de peso num mês e apenas 4 cm no perímetro da cintura ou reduz 3 a 4 kg e 10 cm na cintura. Percebeu a diferença? Sempre me preocupei com isso, garantir que a redução corporal se deve fazer sobretudo à custa de massa gorda. Não apenas do ponto de vista estético mas, e sobretudo, do ponto de vista da melhoria da sua saúde e bem-estar.
Então, o que deve fazer para reduzir um, dois ou mais tamanhos na sua roupa?
– Combine sempre, em todas as refeições do seu dia, e não apenas ao almoço e ao jantar, hidratos de carbono com proteínas, ou seja, arroz, massa, batata, pão, tostas, cereais integrais, bolachas e fruta com carne, peixe, ovos, leite, queijo magro, iogurtes, fiambre de aves, etc.
– Tome um pequeno-almoço completo e variado dentro de 60 min desde o momento em que acorda, com a presença de pão de mistura ou centeio com queijo fresco, fiambre ou lombos de aves, azeite, molho “Pesto”, doce (pouco) e leite ou iogurtes magros ou outras bebidas como café ou chá ;
– Não elimine os alimentos ricos em hidratos de carbono nas suas refeições do almoço e do jantar. Opte por versões menos refinadas e reduza a sua quantidade relativamente à que faz normalmente;
– Mantenha uma quantidade de hidratos de carbono constante ao longo do dia, isto é, se comer mais arroz, massa ou batata ao almoço relativamente ao que é habitual, reduza na mesma proporção os hidratos de carbono do jantar e vice-versa;
– Coma fibras em todas as refeições – ao almoço e ao jantar inicie a sua refeição com sopa (sem batata, arroz ou massa) e substitua a batata da sopa por curgete, chuchu, abóbora, nabo, cenoura ou outros legumes. Aos lanches procure associar uma peça de fruta a outros alimentos que ingerir.
– Coma seis a sete refeições por dia, dessa forma conseguirá manter uma curva glicémica mais constante ao longo do dia e evitar algumas “tentações”, que tendem a surgir quando fica mais de 3h sem comer.
– Beba água, 8 a 9 copos de água por dia, antes de cada refeição.
– Na ceia, caso não trabalhe durante a noite, ingira apenas proteínas tais como: iogurtes, gelatinas sem açúcar, ovo, batidos de fruta, leite magro, rolos de fiambre de aves ou queijo fresco.
Desta forma a redução corporal será à custa da massa gorda e não de massa muscular, mantendo um metabolismo mais ativo com resultados mais satisfatórios e, sobretudo, duradouros.

Na Fortius Clinic, pode contar com a unidade multidisciplinar Fortius Emagrecimento, constituída por Nutricionista e Nutricoach, Médicos Especialistas em Endocrinologia, Medicina Estética, Psiquiatria e ainda Psicologia clínica, que actuam em sinergia para conseguir os resultados que tanto deseja de forma duradoura, para cuidar e reabilitar da sua saúde, nas suas componentes física, psicológica e sociológica como merece.

Aguardamos a sua visita, para lhe proporcionar cuidados de saúde individualizados, fundamentados no conhecimento científico mais atualizado, com uma equipa médica altamente especializada e diferenciada nas várias áreas da Medicina.

Equipa Fortius Ortopedia e Medicina Desportiva



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