Dor no Joelho: O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

dor-no-joelho

Dor no Joelho: O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Anatomia do Joelho

O joelho é uma articulação vulnerável que suporta muito stress de actividades quotidianas, tais como levantar e ajoelhar, e de actividades de alto impacto, nomeadamente prática desportiva envolvendo movimentos de grande impacto como saltos ou de grande agilidade como mudanças de direção.

O joelho é formado pelas seguintes estruturas ósseas:

Tíbia

Este é o osso da canela ou osso maior da perna inferior, existindo uma estrutura óssea adjacente chamada peróneo.

Fémur

Este é o osso do fémur ou da perna superior, o fémur é a maior estrutura óssea do nosso corpo.

Rótula

A rótula encontra-se anteriormente posicionada no joelho e tem um papel fundamental no equilíbrio do aparelho extensor.

Cada extremidade óssea é coberta com uma camada de cartilagem que absorve o choque e protege o joelho. Todas estas estruturas são mantidas unidas por um conjunto de ligamentos e músculos.

Quais os Principais Ligamentos da Articulação do Joelho?

• Ligamento Cruzado Anterior
  • Ligamento Cruzado posterior
  • Ligamento colateral Medial
  • Ligamento Colateral Lateral
  • Ligamento Obliquo Interno e Externo

Quais as Principais Estruturas Musculares do Joelho?

• Quadrícipte
  • Isquiotibiais

Quais as Principais Estruturas Tendinosas do Joelho?

• Tendão Rotuliano
  • Tendão Quadricipital
  • Tendões da Pata de Ganso
  • Banda Iliotibial

O que é a dor no joelho?

A dor de joelho é um sintoma comum que afecta pessoas de todas as idades. A dor no joelho pode ser o resultado de uma lesão que pode ser ligamentar, pode ser de origem meniscal e cartilagínea .

Também pode ser devido a condições médicas que incluem artrite, gota ou infecções, estas condições também podem causar dores no joelho.

Quais as principais causas de dor no joelho?

As principais causas de dor no joelho são resultado do processo de envelhecimento e do desgaste contínuo e stress na articulação do joelho (como, por exemplo, artrite). Outros problemas no joelho são resultado de uma lesão ou de um movimento súbito que tensiona o joelho.

Os problemas comuns do joelho incluem o seguinte:

Ligamentos e/ou músculos do joelho rotos ou inflamados.

Um ligamento ou músculo do joelho roto ou inflamado é geralmente causado por um traumatismo no joelho ou uma torção súbita do joelho. Os sintomas incluem frequentemente dor, inchaço, e dificuldade em andar.

Cartilagem rasgada

O trauma no joelho pode rasgar os meniscos (almofadas de tecido conjuntivo que actuam como amortecedores de choque e também aumentam a estabilidade). As lesões da cartilagem podem muitas vezes ocorrer com entorses. O tratamento pode envolver o uso de uma cinta durante uma actividade para proteger o joelho de mais lesões. A cirurgia pode ser necessária para reparar roturas ou lesões mais extensas.

Tendinite

A inflamação dos tendões pode resultar do uso excessivo de um tendão durante certas actividades como correr, saltar, ou andar de bicicleta. A tendinite do tendão patelar ou rotuliano é chamada joelho do saltador. Isto ocorre frequentemente com desportos, tais como o basquetebol, onde a força de bater no chão após um salto estica o tendão.

Artrite

A osteoartrite é o tipo mais comum de artrite que afecta o joelho. A osteoartrite é um processo degenerativo em que a cartilagem da articulação se desgasta gradualmente. Afecta frequentemente pessoas de meia-idade e mais velhas.

A osteoartrite pode ser causada por stress em excesso na articulação, tal como lesões repetidas ou excesso de peso. A artrite reumatóide também pode afectar os joelhos, causando a inflamação da articulação e destruindo a cartilagem do joelho. A artrite reumatóide afecta frequentemente pessoas em idade mais precoce do que a osteoartrite.

Quais os exames mais frequentes para diagnosticar a dor no joelho?

Para além de um historial médico completo e de um exame físico, outros testes para problemas de joelho podem incluir:

Raio-x

Este teste utiliza feixes de energia electromagnética invisível para fazer imagens de tecidos internos, ossos e órgãos em película.

Ressonância magnética (MRI)

Este teste utiliza grandes ímanes, radiofrequências e um computador para fazer imagens detalhadas de órgãos e estruturas dentro do corpo; pode frequentemente determinar danos ou doenças num ligamento ou músculo circundante.

Tomografia computorizada (também chamada TAC )

Este teste utiliza raios X e tecnologia informática para fazer imagens horizontais, ou axiais (muitas vezes chamadas fatias) do corpo. Um TAC mostra imagens detalhadas de qualquer parte do corpo, incluindo os ossos, músculos, gordura, e órgãos. As tomografias computorizadas são mais detalhadas do que as radiografias gerais.

Artroscopia

Um procedimento minimamente invasivo de diagnóstico e tratamento utilizado para condições de uma articulação. Este procedimento utiliza um pequeno tubo óptico, iluminado (artroscópio), que é inserido na articulação através de uma pequena incisão na articulação. Imagens do interior da articulação são projectadas num ecrã; utilizadas para avaliar quaisquer alterações degenerativas ou artríticas na articulação; para detectar doenças e tumores ósseos; para determinar a causa da dor e inflamação óssea.

Exames de Medicina Nuclear

Uma técnica de imagem nuclear que utiliza uma quantidade muito pequena de material radioactivo, que é injectado na corrente sanguínea do paciente para ser detectado por um scanner. Este teste mostra o fluxo de sangue para a actividade óssea e celular no interior do osso.

Quais os principais tratamentos para a dor no joelho?

Os tratamentos irão variar, dependendo do que está exactamente a causar as suas dores no joelho.

Medicamentos

O seu médico pode prescrever medicamentos para ajudar a aliviar a dor e para tratar as condições que lhe causam dores no joelho, tais como a artrite reumatóide ou a gota.

Terapia

Fortalecer os músculos à volta do joelho irá torná-lo mais estável. O seu médico pode recomendar fisioterapia ou diferentes tipos de exercícios de fortalecimento com base na condição específica que está a causar a sua dor.

Se for fisicamente activo ou praticar um desporto, poderá necessitar de exercícios para corrigir padrões de movimento que possam estar a afectar os seus joelhos e para estabelecer uma boa técnica durante o seu desporto ou actividade. Exercícios para melhorar a sua flexibilidade e equilíbrio também são importantes.

Os apoios em arco, por vezes com cunhas num dos lados do calcanhar, podem ajudar a desviar a pressão do lado do joelho mais afectado pela osteoartrose. Em certas condições, diferentes tipos de aparelhos podem ser utilizados para ajudar a proteger e apoiar a articulação do joelho.

Injecções

Em alguns casos, o seu médico pode sugerir a injecção de medicamentos ou outras substâncias directamente na sua articulação.

Exemplos incluem:

Corticosteróides

As injecções de um medicamento corticosteróide na sua articulação do joelho podem ajudar a reduzir os sintomas de uma crise de artrite e proporcionar alívio da dor que pode durar alguns meses. Estas injecções não são eficazes em todos os casos.

Ácido hialurónico

Um fluido espesso, semelhante ao fluido que lubrifica naturalmente as articulações, o ácido hialurónico pode ser injectado no seu joelho para melhorar a mobilidade e aliviar a dor. Embora os resultados dos estudos tenham sido misturados sobre a eficácia deste tratamento, o alívio de um ou uma série de injecções pode durar até seis meses.

PRP

Contém uma concentração de muitos factores de crescimento diferentes que parecem reduzir a inflamação e promover a cura. Alguns estudos descobriram que o PRP pode beneficiar certas pessoas com osteoartrose, mas são necessários mais estudos.

Cirurgia

Se tiver uma lesão que possa requerer cirurgia, normalmente não é necessário fazer a operação imediatamente. Antes de tomar uma decisão, considere os prós e os contras tanto da reabilitação não cirúrgica como da reconstrução cirúrgica em relação ao que é mais importante para si.

Se optar pela cirurgia, as suas opções podem incluir:

Cirurgia artroscópica

Dependendo da sua lesão, o seu médico pode ser capaz de examinar e reparar os seus danos articulares utilizando uma câmara de fibra óptica e ferramentas longas e estreitas inseridas através de apenas algumas pequenas incisões à volta do joelho.

A artroscopia pode ser usada para remover corpos soltos da articulação do joelho, remover ou reparar cartilagem danificada (especialmente se estiver a causar o bloqueio do joelho), e reconstruir ligamentos rasgados.

Cirurgia de substituição parcial do joelho

Neste procedimento, o seu cirurgião substitui apenas a porção mais danificada do joelho por peças feitas de metal e plástico. A cirurgia pode normalmente ser realizada através de pequenas incisões, pelo que é provável que cicatrize mais rapidamente do que com uma cirurgia para substituir todo o joelho.

Substituição total do joelho

Neste procedimento, o seu cirurgião corta osso e cartilagem danificados do seu fémur, tíbia e rótula, e substitui-os por uma articulação artificial feita de ligas metálicas, plásticos de alta qualidade e polímeros.

Osteotomia

Este procedimento envolve a remoção do osso do fémur ou da tíbia para melhor alinhar o joelho e aliviar a dor da artrite. Esta cirurgia pode ajudar a atrasar ou evitar a cirurgia de substituição total do joelho.

As instalações da Fortius Clinic, estão totalmente preparadas para garantir todo o cuidado e acompanhamento, que os nossos utentes merecem.

Para mais informações ou agendar uma consulta fale connosco aqui.

Este artigo é responsabilidade da Fortius Clinic: Nr.ERS 136349 | Nr.Reg.Entidade 514450860 | Nr.Reg.Estabelecimento 27913

MARQUE A SUA CONSULTA

A Fortius Clinic garante-lhe o cuidado, atenção e continuidade dos cuidados que merece, sempre disponível para responder às suas necessidades.

MARQUE A SUA CONSULTA